Descubra como se tornar mesário nas eleições e garantir um dia de folga remunerada – 01/03/2024 – Poder

Em cada processo eleitoral são designados mesários para auxiliar no funcionamento da seção de votação juntamente com os outros agentes eleitorais. Eles têm a responsabilidade de verificar o uso da urna eletrônica e de emitir o boletim de urna, que mostra a quantidade de votos recebidos por cada candidato após o encerramento da votação. Cada […]

Compartilhe este conteúdo


Em cada processo eleitoral são designados mesários para auxiliar no funcionamento da seção de votação juntamente com os outros agentes eleitorais. Eles têm a responsabilidade de verificar o uso da urna eletrônica e de emitir o boletim de urna, que mostra a quantidade de votos recebidos por cada candidato após o encerramento da votação.

Cada mesário recebe, por dia de trabalho, dois dias de folga no emprego, e mais dois dias pelo treinamento da Justiça Eleitoral para o dia da eleição, totalizando até seis dias de descanso para o primeiro e segundo turnos. Para os universitários, atuar como mesário durante as eleições pode contar como horas complementares para a obtenção do diploma.

Em concursos públicos, o edital pode incluir a participação como mesário como critério de desempate para a classificação final.

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado convocam alguns mesários para atuar, mas também é possível se inscrever voluntariamente para receber os benefícios mencionados.

Para se tornar um mesário voluntário, é necessário ter mais de 18 anos e não possuir pendências com a Justiça Eleitoral. As inscrições podem ser feitas presencialmente nos cartórios eleitorais ou de forma online, nos sites do TSE ou TRE de cada estado.

Não podem ser mesários os candidatos e parentes de até segundo grau, membros de diretórios partidários com função executiva, autoridades, agentes de segurança, funcionários em cargos de confiança do Executivo ou pessoas ligadas ao serviço eleitoral.

Para se cadastrar como mesário voluntário, é preciso preencher os formulários disponíveis nos canais digitais dos TREs, além de poder utilizar o aplicativo “e-Título” para realizar a inscrição e o treinamento.

Os juízes eleitorais analisam as inscrições e enviam convocações por email aos selecionados.

De acordo com o TSE, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para trabalhar nas seções eleitorais durante as eleições de 2022, sendo 52% convocados e 48% voluntários.

Outros assuntos relacionados
Carlos Santana

Carlos Santana

Jornalista chefe

Jornalista e redator chefe do Jornal da Net.

São Paulo, SP.

Tópicos do conteúdo

Buscas relacionadas

Mega sena