Empresários detidos pela PF na 25ª fase da operação Lesa Pátria: conheça quem são eles.

Dois empresários, Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio Mesquita, foram presos preventivamente pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, durante a 25ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os possíveis participantes dos eventos de 8 de janeiro de 2023. Os empresários são sócios da rede Melhor Atacadista, localizada no Distrito Federal, e são […]

Compartilhe este conteúdo


Dois empresários, Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio Mesquita, foram presos preventivamente pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, durante a 25ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os possíveis participantes dos eventos de 8 de janeiro de 2023.

Os empresários são sócios da rede Melhor Atacadista, localizada no Distrito Federal, e são apontados como supostos financiadores do acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília, que foi o ponto de partida para o protesto que resultou na invasão e no vandalismo das sedes dos Três Poderes.

As suspeitas sobre a participação deles nos eventos surgiram durante as investigações da CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do DF, onde Joveci admitiu ter frequentado o acampamento pelo menos três vezes.

Embora tenha negado envolvimento nas ações de vandalismo, ele aparece em uma foto segurando um cartaz com a frase “Supremo é o povo”. Durante seu depoimento à CPI, Andrade acabou se contradizendo ao primeiro afirmar que não participou dos atos, mudando sua versão após a exibição da imagem.

A defesa dos empresários afirmou que eles estão dispostos a esclarecer todas as questões em aberto e reiteraram seu compromisso com a democracia, o Estado de Direito e o respeito às instituições. Além disso, destacaram que são contra o vandalismo e a intolerância política, defendendo que a democracia deve ser cultivada através do respeito às diferenças de pensamento, sem recorrer à violência.

Outros assuntos relacionados
Carlos Santana

Carlos Santana

Jornalista chefe

Jornalista e redator chefe do Jornal da Net.

São Paulo, SP.

Tópicos do conteúdo

Buscas relacionadas

Mega sena