Quais parlamentares estão em risco de perder seus mandatos durante o julgamento no STF?

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (28) o julgamento das “sobras eleitorais” que poderá cassar o mandato de sete deputados federais. No momento, o placar é de 3 votos a 2 pela derrubada das atuais regras de sobras eleitorais. O julgamento havia sido retomado na última quarta, mas o ministro Nunes Marques apresentou […]

Compartilhe este conteúdo


O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (28) o julgamento das “sobras eleitorais” que poderá cassar o mandato de sete deputados federais.

No momento, o placar é de 3 votos a 2 pela derrubada das atuais regras de sobras eleitorais. O julgamento havia sido retomado na última quarta, mas o ministro Nunes Marques apresentou um pedido de vista para suspendê-lo.

O STF está analisando as ações apresentadas por quatro partidos: Rede, PP e uma terceira assinada por Podemos e PSB. As três questionam critérios da Código Eleitoral que estabelecem os cálculos de divisão das sobras eleitorais com base no resultado das últimas eleições.

Os cálculos interferem no quociente eleitoral, pelo qual são eleitos proporcionalmente parlamentares de partidos com grandes votações, em detrimento de outros que tiveram mais votos individuais, mas de partidos com votações menores.

Os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski (que votou antes de se aposentar) já votaram pela ilegalidade das restrições. André Mendonça e Edson Fachin votaram pela validade da norma para as eleições passadas.

Abaixo estão os deputados federais que podem perder o mandato, caso o STF decida pela ilegalidade das restrições:

– Sílvia Waiãpi (PL-AP);
– Sonize Barbosa (PL-AP);
– Professora Goreth (PDT-AP);
– Augusto Pupio (MDB-AP);
– Lázaro Botelho (PP-TO);
– Gilvan Máximo (Republicanos-DF);
– Lebrão (União Brasil-RO).

Outros assuntos relacionados
Carlos Santana

Carlos Santana

Jornalista chefe

Jornalista e redator chefe do Jornal da Net.

São Paulo, SP.

Tópicos do conteúdo

Buscas relacionadas

Mega sena