Uso da inteligência artificial e as regras do TSE nas campanhas eleitorais.

Em um novo episódio do podcast 15 Minutos, foi discutida a recente resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2024. Aprovada com o objetivo de regulamentar a propaganda eleitoral visando as eleições que acontecerão em outubro deste ano, uma das principais medidas dessa resolução é a proibição do uso de “deepfakes” nas […]

Compartilhe este conteúdo


Em um novo episódio do podcast 15 Minutos, foi discutida a recente resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2024. Aprovada com o objetivo de regulamentar a propaganda eleitoral visando as eleições que acontecerão em outubro deste ano, uma das principais medidas dessa resolução é a proibição do uso de “deepfakes” nas campanhas para prefeito e vereador.

Para quem não sabe, “deepfakes” são conteúdos falsos, como fotos, vídeos ou áudios, que são artificialmente criados para parecer que pessoas reais estão realizando ações ou dizendo coisas que na realidade não fizeram. Essa restrição visa garantir a veracidade e transparência nas campanhas eleitorais.

Além disso, a resolução aprovada pelo TSE também inclui obrigações presentes no “PL da Censura”, que ainda não foi aprovado pelo Congresso. Segundo a norma do TSE, os serviços prestados durante o período eleitoral devem ser realizados de acordo com um dever de cuidado e com a função social de garantir informações corretas e confiáveis.

Neste episódio, o convidado Renan Ramalho, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília, discute os impactos e implicações dessa resolução para as eleições de 2024. O podcast 15 Minutos é um espaço dedicado à análise de assuntos importantes, com a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo, de forma leve e dinâmica para se encaixar na correria do dia a dia.

Ficha técnica do podcast: ’15 minutos’, apresentado e roteirizado por Márcio Miranda, com direção de conteúdo de Rodrigo Fernandes. A equipe de produção conta com Maria Eduarda Scroccaro e a montagem é feita por Leonardo Bechtloff, com a estratégia de distribuição liderada por Marcus Ayres.

Outros assuntos relacionados
Carlos Santana

Carlos Santana

Jornalista chefe

Jornalista e redator chefe do Jornal da Net.

São Paulo, SP.

Tópicos do conteúdo

Buscas relacionadas

Mega sena