Três estudos apontam para a diminuição da popularidade de Lula

Três diferentes pesquisas de opinião pública divulgadas recentemente, pelos institutos Genial/Quaest, AtlasIntel e Ipec, apontaram uma queda significativa na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos últimos meses. A pesquisa mais recente, realizada pelo Ipec e divulgada na sexta-feira (8), indicou que a aprovação da gestão de Lula, classificada como ótima ou […]

Compartilhe este conteúdo


Três diferentes pesquisas de opinião pública divulgadas recentemente, pelos institutos Genial/Quaest, AtlasIntel e Ipec, apontaram uma queda significativa na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos últimos meses.

A pesquisa mais recente, realizada pelo Ipec e divulgada na sexta-feira (8), indicou que a aprovação da gestão de Lula, classificada como ótima ou boa, caiu de 38% em dezembro de 2023 para 33% em março de 2024, representando um declínio de cinco pontos percentuais em apenas três meses. A percepção negativa do governo também aumentou, com a avaliação ruim ou péssima subindo de 30% para 32%. No Nordeste, região onde Lula costuma ter mais apoio, a aprovação do presidente caiu de 52% para 43%.

Um dia antes da divulgação do Ipec, a AtlasIntel já tinha indicado uma tendência semelhante, com uma queda de quatro pontos percentuais na avaliação positiva de Lula, passando de 42% em janeiro para 38% em março. A pesquisa também mostrou um aumento nos índices de rejeição ao governo, de 39% para 41% no mesmo período.

Resultados semelhantes foram apresentados na pesquisa da Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (6), com um aumento na avaliação negativa do governo de 29% em dezembro para 34% em março. A aprovação caiu de 36% para 35%.

A mudança apontada pela Genial/Quaest foi especialmente marcante entre os evangélicos, com a avaliação negativa do governo Lula nesse grupo subindo de 36% para 48%. Esse aumento pode estar relacionado às declarações recentes do presidente e membros do PT sobre Israel.

Diante dos números negativos, a oposição utilizou as redes sociais para criticar Lula e apontar os motivos pelos quais sua aprovação está diminuindo rapidamente. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) destacou as falhas do governo atual e comparou com a administração do seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto a senadora Tereza Cristina (PP-MS) mencionou os desacertos em várias áreas do governo.

As pesquisas realizadas pelos institutos Genial/Quaest, AtlasIntel e Ipec utilizaram diferentes metodologias e amostras para chegar aos resultados apresentados. É fundamental considerar a diversidade de opiniões e percepções da população ao analisar os dados coletados.

Outros assuntos relacionados
Carlos Santana

Carlos Santana

Jornalista chefe

Jornalista e redator chefe do Jornal da Net.

São Paulo, SP.

Tópicos do conteúdo

Buscas relacionadas

Mega sena