Ipec: Avaliação de Lula atinge 33%, a pior da série – 08/03/2024 – Poder

Resultado da pesquisa do Ipec: Avaliação do governo Lula (PT) cai após um ano e dois meses de mandato Segundo os dados divulgados pelo Ipec nesta sexta-feira (8), houve uma queda nos índices de aprovação do governo de Lula (PT) após um ano e dois meses de mandato. De acordo com a pesquisa, 33% consideram […]

Compartilhe este conteúdo


Resultado da pesquisa do Ipec: Avaliação do governo Lula (PT) cai após um ano e dois meses de mandato

Segundo os dados divulgados pelo Ipec nesta sexta-feira (8), houve uma queda nos índices de aprovação do governo de Lula (PT) após um ano e dois meses de mandato.

De acordo com a pesquisa, 33% consideram a administração ótima ou boa, em comparação com os 38% da pesquisa anterior realizada em dezembro passado. Outros 33% avaliam a gestão como regular, enquanto 32% a veem como ruim ou péssima, apresentando uma oscilação positiva de dois pontos em relação aos dados anteriores.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1° e 5 de março, entrevistando 2.000 eleitores em 130 municípios em todo o país. A margem de erro estimada é de dois pontos para mais ou para menos.

Esses resultados representam a pior avaliação registrada pelo Ipec desde o início dos levantamentos em março do ano passado. Na época, o governo atingiu sua maior avaliação positiva, alcançando 41%. Desde então, houve algumas oscilações até dezembro, quando a estabilidade foi marcada, seguida pela atual queda.

A avaliação negativa também atingiu o seu pico desde o início das pesquisas durante o mandato, com 24% dos entrevistados considerando a gestão como ruim ou péssima.

O instituto apontou que a queda na aprovação do governo foi influenciada, entre outros fatores, pelos eleitores que votaram no mandatário em 2022 (de 69% para 61%), pessoas que residem no Nordeste (de 52% para 43%) e indivíduos com renda de até um salário mínimo (de 69% para 61%).

Além disso, outros grupos que registraram uma queda na avaliação positiva foram os autodeclarados pretos e pardos (de 43% para 35%), mulheres (de 40% para 33%), residentes do Sudeste (de 37% para 30%), e aqueles com ensino médio (de 33% para 26%).

O Ipec também perguntou sobre a aprovação da maneira de governar do presidente. Dos entrevistados, 49% afirmaram aprovar a forma de governar de Lula, enquanto 45% reprovaram. Em dezembro, a proporção estava em 51% para aprovação e 43% para reprovação.

Esses dados representam o pior índice da série histórica do Ipec. Em março de 2023, 57% aprovavam a forma de governar de Lula, enquanto 35% reprovavam. 6% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Além disso, o instituto questionou o grau de confiança dos entrevistados no presidente. 51% afirmaram não confiar no chefe do Executivo, enquanto 45% disseram confiar. 4% não souberam ou não quiseram responder. Em dezembro, 48% confiavam no presidente, e 50% não confiavam.

Outros assuntos relacionados
Carlos Santana

Carlos Santana

Jornalista chefe

Jornalista e redator chefe do Jornal da Net.

São Paulo, SP.

Tópicos do conteúdo

Buscas relacionadas

Mega sena